18 de jun. de 2012

Genêsis 4:1-26 - Abel e Caim

Abel e Caim

Caim era filho primogênito e se tornou lavrador da terra. Abel filho mais novo foi pastor de ovelhas. Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor enquanto Abel trouxe a melhor ovelha para Deus. No entanto, Deus se alegrou mais da oferta de Abel e viu o coração que foi de bom grado a oferta. Mas a oferta de Caim não atendou a Deus, causando uma forte ira de Caim. 
Deus viu que o semblante de Caim estava descaído e tentou falar com ele. Mas Caim deixou a inveja entrar no coração e o pecado dominou o primogênito de Adão.
Assim Caim se levantou contra Abel e o matou. Novamente o pecado dominou a descendência de Caim e este foi amaldiçoado. Caim não se arrependeu do pecado e nem confessou à Deus. Isso fez de Caim marcado pelo sangue do seu irmão e aquele que o matasse herdaria a vingança por sete vezes.
A partir de Gênesis 4:26-16 vemos o desenvolvimento da humanidade. O pecado impera na descendência de Caim, que deixou de adorar a Deus e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. Ele conheceu uma mulher e esta lhe deu um filho de nome Enoque. Edificou uma cidade e deu nome do seu filho Enoque.
Em Gênesis 4:19-24 da descendência de Caim temos Lameque. Ele e sua família foram influentes na história bíblica. Foi uma família de progresso material, mas não tinha os olhos voltados para Deus.
Veja algumas curiosidades:
A. Aqui vemos o primeiro polígamo [vers. 19]. A intenção de Deus era a união de um homem e uma mulher até que a morte os separasse. A sexta geração de Adão viu esta ordem ser pervertida por Lameque. Que choque isto causou naqueles que andavam retamente. Os nomes hebraicos das esposas parecem indicar que o problema de Lameque foi a concupiscência.
Miseravelmente hoje, homens e mulheres vivem juntos sem o benefício nenhum do matrimônio. Nos temos caído e afundado mais do que Lameque.
B. Nesta passagem nós temos o primeiro homem que aperfeiçoou a criação de gado. As tendas foram inventadas para acompanhar os pastos.
C. Aqui nos é dado a origem da música na raça humana. A música é um dom de Deus e deveria ser usada para Sua adoração. Infelizmente ela é usada para abafar a memória de Deus
D. Temos aqui o pai dos que trabalham com metais. Note que Tubalcaim foi um instrutor nesta arte.
E. A primeira poesia escrita também nos é dada aqui. Lameque tinha sido insultado ou injuriado por alguém, e então ele lhe tirou a vida. Ao invés de sentir remorso, ele se orgulhou disto perante suas esposas, compondo o que no texto em hebraico é conhecido como um poema. Esta canção é conhecida como "insulto" ou "canção da espada." As palavras desta canção revelam quão ímpio Lameque era. Ele não se orgulhou somente de sua vingança, mas o versículo 24 em essência significa: "Eu farei mais para me vingar do que Deus poderia ter feito para vingar Caim, se ele tivesse sido morto." Alguém sugeriu que o orgulho de Lameque e sua confiança foram inflamados pelo fato de seu filho Tubalcaim ter feito a primeira espada ou lança.
A canção de Lameque também parece ter um tom de auto justiça. No versículo 24, ele parece justificar suas ações. Este pensamento parece estar implícito: "Eu sou mais justo do que Caim, pois eu matei quem merecia morrer, portanto, quem me ferir, deve ser duramente vingado." Os homens aprenderam cedo a justificar suas próprias ações, apontando para os pecados dos outros. 
Quanto a Adão conheceu sua mulher e está lhe deu um filho por nome Sete para suprir o lugar de Abel.Sete teve um filho de nome Enos. E neste tempo os homens passaram a invocar o nome de Deus.

(Parte adaptada do site: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/ron_c/guiagenesis/cap10.html)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...