18 de jun. de 2012

Genêsis 3:1-24 - A queda do Homem

A queda do homem

Neste capítulo analisamos a entrada do pecado. A astúcia de um animal (serpente) que pelo que entendo não era um animal que se rastejava veio como maldição por indução ao pecado de Eva. A serpente induz Eva a experimentar do fruto proibido, dizendo a mesma que ao come-lo ela passaria a ser e enxergar como Deus. Quanta lástima! Querer ser Deus! Aqui vemos a soberba, a astúcia, a ambição brotar no coração da mulher. Vemos como o coração é traiçoeiro. Dentro dele enraiza toda vaidade e pecado do ser humano. É a fonte de toda atitude pecaminosa. 
Sendo assim Eva não só pecou, mas induziu Adão a pecar. Ambos acharam agradável aos olhos e comeram. 
No versículo 7 diz: " 7 Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; pelo que coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais". As escamas da pureza caíram, conheceram a nudez, a malícia, o bem, o mal, o pecado.
 "E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, esconderam-se o homem e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim", Gen 3:8
Adão e Eva não eram mais puros. Assim que pecaram, perderam a perfeição e já caminhavam para morte.
Quando Deus procurou por Adão, Deus sabia que ele havia pecado. Mas o procurou e esperou que o mesmo confessasse com sua boca. Adão não assumiu seu pecado, mas transferiu a culpa para Eva. Eva por sua vez também não admitiu seu pecado, mas logo culpou a serpente.
Assim Deus amaldiçoou a serpente dizendo: "Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida". Gen 3:14. Vemos que a serpente não era um animal que se arrastava, mas foi uma maldição herdada por ser o instrumento que acarretou no pecado que entrou no mundo. Maldição foi declarada entre a mulher e a sua descendência e foi multiplicado as dores da gravidez, do parto e o desejo será do marido este o governará. O homem por sua vez também teve a sua maldição, teve que capinar a terra que já não era tão fértil, produzindo espinhos e abrolhos e fadigada será a produção do alimento todos os dias da vida deles. Mediante ao pecado, Adão e Eva envelheceria e encaminharia à morte. E todos os dias foram labuta, sofrimento e dor.
O primeiro casal foram expulsos do Éden e dali em diante tudo deveria ser construído pela força do seu trabalho, com suor e força.
Com a entrada do pecado toda descendência adâmica sofreria os frutos do pecado, com sofrimento e desolação.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...