4 de jul. de 2012

Gênesis 8:1-22

Neste capítulo nos mostra que Deus não esqueceu de Noé e sua família. Muito menos dos animais que foram polpados do dilúvio. A àgua secou-se e uma nova história passou a ser reescrita por Deus. Uma nova humanidades, nova geração.
Vemos que o tempo de Deus é diferente do nosso. Nos versículos 4 e 5 vemos a paciência de Deus em secar a terra e levar até 6 meses para repousar a arca com Noé e sua família nas montanhas Ararate. E assim Noé foi acompanhando toda tranquilidade de estiagem da água, sempre soltava um corvo pra ver se o animalzinho encontraria alguma vegetação. Despois enviou uma pomba que não achando refúgio, retornava para arca. 
Assim Noé continuou até que a pomba trouxe uma folha de oliveira em seu bico mostrando que o dilúvio havia chegado ao fim.
Na contagem bíblica (Versículos13-14) a família de Noé permaneceram na arca por mais de 1 ano com a mão protetora de Deus. Deus foi cuidadoso com eles, enquanto a terra pudesse novamente ser habitada e houvesse vegetação e plantas para o sustento.
Como Deus é maravilhoso! ELE guarda seus filhos e os protege. Vemos tantas inundações e tragédias e muitas vidas são poupadas, aí pensamos: Como sobrevivem a grandes catástrofes naturais? Só a mão de Deus poderosa para guardar!!!
 Outro ponto importante foi a autorização de Deus para que eles saíssem da arca. Mostra a segurança de Deus em protegê-los não apenas das águas do dilúvio, mas de toda a destruição da terra após o dilúvio.
Nos versículos finais 20-22 Noé edificou um altar e ofereceu sacríficio à Deus.
" Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer.Enquanto a terra durar, não deixará de haver sementeira e ceifa, frio e calor, verão e inverno, dia e noite."
Esta promessa veio não porque Noé fez o sacrifício à Deus, mas ferir a terra não resolveria a natureza pecaminosa do homem. O coração do homem só pode mudar mediante a aceitação de Cristo e mudança genuína da sua conduta e forma de viver.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...