30 de jul. de 2012

Gênesis 10:1-32

Nete capítulo temos documentados a origem das diversas raças, línguas e divisões geográficas.
 Vemos que os 3 filhos de Noé repovoaram a terra.

 I. A Tabela das Nações - Gênesis 10:1-32.
Através dos três filhos de Noé, a terra foi repovoada. Aqui temos este relato deixado para posteridade: 
A. Os Descendentes de Jafé - versículos 1-5.
Jafé foi o ancestral dos Gregos e das várias nações Européias. Ele era o mais velho e o de menor importância no relato bíblico. 

B. Os Descendentes de Cão - versículos 6-20.
Note que no mundo antigo, os filhos de Cão foram os primeiros a construíram as grandes cidades e impérios [versículos 10-11]. O Egito antigo foi também fundado por um dos filhos de Cão (Misraim). Nos versículos 8-9, nós temos um breve relato de um homem que talvez tenha sido um dos mais influentes mortais que já viveram sobre a terra: Ninrode. Ele foi o pai da "globalização" política e o fundador da falsa religião. Ele literalmente organizou o mundo contra Deus, e sua influência está muito viva ainda hoje. Cuxe, seu pai, parece ter sido um homem que odiava a Deus. Talvez ele tenha ficado ressentido com a repreensão feita ao pecado de seu pai, e a maldição imposta sobre Canaã. De qualquer forma, ele colocou o nome de seu filho de Ninrode, que significa rebelde, e parece que ele o instigou a rebelar-se contra as ordens de Deus e a Sua adoração. 

C. Os Descendentes de Sem - versículos 21-32.
Sem significa "nome" e foi aquele de quem o povo Judeu, e finalmente o Messias vieram ao mundo. Nos versículos 21 e 24, encontramos o bisneto de Sem, "Éber". Éber foi o pai da nação Hebraica [Gênesis 14:13]. Não podemos afirmar, mas imaginamos que todos os povos antes de Babel falavam na língua hebraica. Neste caso, após Deus confundir as línguas, somente os descendentes de Éber teriam falado na língua original. Éber deu o nome a um de seus filhos de Pelegue (divisão), provavelmente pelo fato do rapaz ter nascido nos dias próximos aos eventos da Torre de Babel [vers. 25]. 

Fontes:
 http://www.palavraprudente.com.br/estudos/ron_c/guiagenesis/cap17.html 
http://www.pesquisabiblica.org

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...