25 de jun. de 2012

Gênesis 5:1-32 - Descendência de Adão

No finalzinho do capítulo 4 vemos os descendentes de Caim e o registro do nascimento de Sete outro filho de Adão. A partir do capítulo 5 conta a história de Sete e sua geração.
Uma coisa interesante é a vida longa dos antigos homens da bíblia. Muitas pessoas falam que era forma como os anos eram contados. Outras pessoas crêem que o pecado não havia atingido plenamente a genética e a constituição física do homem ou que talvez o clima da terra e o meio ambiente eram diferentes antes do dilúvio. 
Não há relatos bíblico dessas justificativas. Mas sabemos mediante a palavra do Senhor que tudo ocorreu pela permissão de Deus.
Outro patriarca que encontramos neste capítulo é um homem chamado Enoque. Veio da linhagem de Sete. Este foi um homem temente à Deus e que andava com Ele. Veja algumas curiosidades da vida deste grande homem:


A. Enoque era o sétimo depois de Adão, e veio através de Sete [Judas 14-15]. É interessante notar que Lameque foi o sétimo depois de Adão, através de Caim [Gênesis 4:18-24]. Enoque foi um homem temente a Deus, enquanto Lameque foi um rebelde. Isto demonstra a influência de Caim e de Sete sobre suas famílias. 
B. Enoque andava com Deus - vers. 24. 
C. Enoque pregou para sua geração ímpia [Judas 14-15].
D. Enoque agradou a Deus [Hebreus 11:5].
E. Enoque foi trasladado para a presença de Deus para não ver a morte [vers.24; Hebreus 11:5]. Isto nos leva a pensar no motivo que levou Enoque à conversão. Nos versículos 21 e 22, vemos que ele veio à andar com Deus após o nascimento de Matusalém, aos sessenta e cinco anos de idade. O nome de Matusalém era profético e se referia à vinda do dilúvio. Em essência, foi dito a Enoque, que logo após a morte de Matusalém o dilúvio viria. Sem dúvida isto produziu a sua conversão e a sua ardente pregação. (Não é notável que o homem cuja vida foi prolongada até quando Deus enviou o dilúvio viveu mais do que qualquer outro homem? Isto não ilustra a longanimidade de Deus?). 

Nos versículos 28 à 32 a bíblia traz Lameque o pai de Noé. Um filho que foi enviado por Deus para confortar o pai de tanta maldição do pecado. O nome Noé significa "descanso" ou "conforto". Noé teve muitos irmãos, mas estes não foram salvos e morreram no dilúvio.

Algumas curiosidades para acrescentar:


GÊNESIS Capítulo 5 - Gerações
1. Adão era da idade de 130 anos quando Sete nasceu
2. Adão era da idade de 235 anos quando Enos nasceu
3. Adão era da idade de 325 anos quando Cainã nasceu
4. Adão era da idade de 395 anos quando Maalaleel nasceu
5. Adão era da idade de 460 anos quando Jarede nasceu
6. Adão era da idade de 622 anos quando Enoque nasceu
7. Adão era da idade de 687 anos quando Matusalém nasceu
8. Adão era da idade de 874 anos quando Lameque nasceu
Lameque era da idade de 56 anos quando Adão morreu. Matusalém e Lameque puderam receber a história da criação diretamente de Adão. Lameque foi o pai de Noé. Noé foi a décima geração desde Adão. Matusalém poderia ter passado a história da criação de Adão para os filhos de Noé, Cão, Sem e Jafé, que eram da idade de 100 anos quando Matusalém morreu.
O dilúvio ocorreu no ano 600 da vida de Noé. 
Da criação de Adão até o dilúvio, se passaram 1656 anos. 
Noé viveu 350 anos após o dilúvio. 
Abrão era da idade de 56 anos quando Noé morreu. 
Sem viveu 500 anos após o dilúvio. 
Jacó era da idade de 48 anos quando Sem morreu.
A história da criação e o relato do dilúvio poderiam ter vindo desde Adão até Matusalém, de Matusalém até Sem; e de Sem até Jacó. Os doze filhos de Israel (Jacó) quando habitaram no Egito, conheciam a história muito bem. Moisés que escreveu o relato da criação e do dilúvio, pertenceu a terceira geração que estava no Egito.
A mensagem poderia ter vindo de Adão até Matusalém, e então para Sem, depois para Jacó, em seguida para Levi e finalmente até Moisés. Este relato poderia ter chegado até Moisés vindo de boca em boca desde Adão, caminhando assim através de cinco gerações. 

Fonte adaptada: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/ron_c/guiagenesis/cap11.html

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...