15 de abr de 2011

Benefícios do colágeno em pó

Por que essa substância tem tanto poder?

É um tipo de proteína - aliás, 30% da proteína do nosso corpo é colágeno – que tem como funções principais formar as fibras que dão sustentação à pele.

O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, mas estudos mostram que, a partir dos 30 anos, o corpo sofre uma perda anual dessa proteína em torno de 1%. “Dos 50 anos em diante, a queda aumenta drasticamente”, diz Jocelém Salgado, pesquisadora e professora de nutrição humana da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). A produção passa a ser de apenas 35%, em média (socorro!).

Por isso, alguns nutricionistas, dermatologistas e médicos ortomoleculares consideram o consumo do suplemento importante a partir dos 30 anos e essencial depois dos 50. Extraído do osso e da cartilagem do boi, o colágeno passa pelo processo de hidrólise (quebra das moléculas de proteína) para ser absorvido facilmente pelo organismo.

Sabrina Sato e Letícia Spiller aderiram ao colágeno em pó faz tempo, Claudia Ohana acaba de virar fã. O suplemento entrou no cardápio das atrizes que querem manter o corpo firme e o rosto jovem por mais tempo. E tudo indica que está dando supercerto.

Você também pode fazer o mesmo para adiar as ruguinhas. O colágeno é barato, prático (basta dissolver o pó na água), facilmente encontrado no mercado e sem contraindicação.

 

Por que o colágeno funciona com a dieta?
Você está na faixa dos 20? Fique tranquila! Uma dieta caprichada em alimentos que estimulam o organismo a produzir colágeno é suficiente. Agora, se você vive estressada, fuma e abusa do sol, a produção desse componente começa a falhar mais cedo. E, sozinha, a dieta pode não dar conta. “Para essas pacientes, costumo recomendar a suplementação a partir dos 21 anos”, diz Amilton Macedo, dermatologista especializado em medicina ortomolecular, de São Paulo.
“O que as mulheres mais sentem com a queda do colágeno é a redução da elasticidade e a hidratação da pele”, afirma Mariana Vilela Stang, nutricionista do Amarynthe Spa, em São Paulo. Daí para aparecer rugas, celulite e flacidez é um pulo. “As unhas e o cabelo também ficam quebradiços e sem brilho”, completa a nutricionista Laura Breves, da Todavida Assessoria em Nutrição, do Rio de Janeiro. Tem outros prejuízos que a gente não nota de imediato: tendões, ossos e cartilagens – estruturas de sustentação que dependem do colágeno – ficam fragilizadas.

Menos fome e mais músculos
Para sentir na pele os efeitos do colágeno, classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como novo alimento, você precisa consumi-lo todos os dias. Alguns profissionais preferem indicar a substância manipulada de acordo com a necessidade de cada paciente, mas também é vendida pronta, em cápsula ou em pó. A primeira opção é mais prática. Mas a segunda, diluída em água, tem a vantagem de proporcionar saciedade. Ou seja, de quebra, dá uma força no controle do peso. Você malha? Ótimo! “Nesse caso, o colágeno também ajuda na construção dos músculos”, afirma a nutricionista Laura Breves. Os primeiros efeitos podem ser percebidos após dois ou três meses do consumo diário. Vale tentar!

Quais são os alimentos ricos em colágeno?
As principais fontes de colágeno são os alimentos ricos em proteínas de origem animal (carne vermelha, frango, peixe). Mas, para o colágeno ser sintetizado pelo organismo, é importante você também consumir boas fontes de vitamina C (limão, melão cantalupo, caju, kiwi, acerola e goiaba) vitamina E, selênio e zinco (avelã, amêndoa e castanha-do-pará).

E a gelatina?
A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias. Já a gelatina em cápsula (ou farmacêutica) é o colágeno puro. Só que, por não ser hidrolisada, é menos eficiente. A explicação está no processo: “A hidrólise quebra as moléculas da proteína presente no colágeno. Menores, elas são absorvidas pelo organismo com mais facilidade”, explica a engenheira de alimentos Gisele de Carvalho Döll, de Curitiba. Ou seja, você tem de consumir uma dose bem maior de gelatina em cápsula para ter o mesmo efeito do colágeno hidrolisado.

Fonte: http://boaforma.abril.com.br/ 

 

Bom dia queridos(as)!

 

Comecei a tomar pela manhã o colágeno em pó com leite desnatado. Estou gostando da experiência. Tirou a minha ansiedade de comer algo e deixa o estômago mais leve. Minha luta com os ponteiros da balança continuam. Engordei nessas férias e agora é voltar a rotina de qualidade na alimentação e nos esportes. Voltei minha natação e estou caminhando diariamente. Vou ao trabalho de bicicleta diariamente, tem me ajudado a melhor movimentação e na circulação sanguínea.

Não posso parar. Amo esportes e quero qualidade de vida!!!

Lindo dia pra todos!!!

 

7 comentários:

mila jolie disse...

hummm..adorei saber mais sobre o colágeno. tb m vou aderir.
Concerteza logo vc consegue alcançar o peso desejado...
nada melhor do ter qualidade de vida...de estar de bem com nosso corpo.

um ótimo dia pra vc...linda

BjãO!

Felipe Paulo disse...

Boa noite,hum...perde peso requer esforço é normal,exercícios são bons pra todos no decorrer da vida.Que você ainda este ano possa alcançar seu objetivo...Ô,e que resista aos chocolates rsrsr.
Bjs,Deus te abenõe e te guarde e a toda sua casa!

•*♥*• Sanzinha •*♥*• disse...

Que super post, Cris!
Nossa, eu tb vou entrar nessa moda e vai ser já!
Saudades de vc, querida, tudo bem?
As coisas por aqui, naquela correria de sempre.
Perdão eu me ausentar tanto tempo. Mas sempre q posso eu apareço!
Nem q seja só pra dar uma lidinha rápida. ;)

Amanhã (sábado) tem gincana lá no blog de livros! Bora participar?

www.universo-literario.com

Beijinhos!

♫ ♪ Wilson Hardy ♫ ♪ disse...

Amiga,

Lindo final de semana pra você.

Fica com Deus.

Beijos.

•Ø£hö§ ðë Gµë¡xå • disse...

Cris, que nesta Páscoa, você receba muitas bênçãos dos céus e encontre junto ao ninho do coelhinho, além dos ovinhos embrulhadinhos, muita paz, muitas flores, muitas alegrias e muitas energias renovadas. Feliz Páscoa a vc e todos seus familiares!!

dja disse...

Oie lindona

Tá aí Cris vou aderir.

beijos

Colageno disse...

Você poderia me ajudar a divulgar o produto que minha empresa está lançando? É o Beleza Líquida, uma garrafinha com 8 gramas de colágeno. http://qualinova.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...