25 de jan. de 2011

Manancial 08: Frutos do Espírito


"Quando Deus mora em nós,
Ele transforma nossa vida
 e nos capacita a sermos boas pessoas,
produzindo o delicioso "fruto do Espírito".
O que é o "fruto do Espírito e como produzi-lo"

Na perspectiva Bíblica, "fruto do Espírito" é um conjunto de qualidades ou virtudes manifestado na vida da pessoa controlada pelo Espírito Santo(isto é, Deus). A metáfora do fruto focaliza principalmente o aspecto externo e visível da vida, mas pode também se referir ao lado interno e intimo do coração.O lado de dentro é o campo de ação do Espírito Santo, enquanto o lado de fora é a evidencia da Sua ação.
O apóstolo Paulo enumera nove características do fruto do Espírito. Veja a seguir, uma síntese do que ele diz sobre cada aspecto do "fruto".

1. AMOR
O amor, é a disposição de procurar apenas o máximo bem do próximo; o poder de amar os que não são amáveis. Ágape, a palavra grega traduzida como "amor", é o exercício de personalidade total, envolvendo emoção e vontade.
2.Alegria:
É o prazer de viver, um estado de espírito que ilumina a vida. "O reino de Deus é[...]alegria no Espírito Santo", escreveu Paulo(Romanos 14:17). No Novo Testamento, o verbo "alegrar-se", que era uma forma de saudação, ocorre 72 vezes, e a palavra "alegria", 60 vezes. Isso mostra o valor da alegria na vida cristã.
3. Paz:
  A palavra grega usada por Paulo, eirene,descreve um estado de bem-estar e segurança, perfeita serenidade e tranquilidade; uma vida em que o relacionamento com Deus e o próximo está ok.
4.Paciência:
Ser longânimo, como dizem algumas traduções mais antigas, é ter a capacidade de não perder a paciência com as pessoas e os eventos, levando as coisas até o fim. É saber esperar quando parece que nada está acontecendo. 
5. Delicadeza:
Traduzida também como "benignidade", a palavra original (cherestotes) caracteriza a gentileza, a doçura e a ternura da pessoa que evita provocar dor em alguém.
6. Bondade:
A idéia básica do vocábulo grego(agathosune) é generosidade, a qual nos leva a dar aos outros o que eles não merecem. Agathosune é uma espécie de chrestoles energizada, a benignidade em ação.
7.  Fidelidade:
É a qualidade que torna uma pessoa totalmente digna de crédito e confiança. A palavra original (pistis) significa, também, honestidade, constância e lealdade.
8. MANSIDÃO:
Uma combinação de força e suavidade, mansidão é o antônimo de arrogância e orgulho. É a ira na medida certa e pelo motivo certo.
9.DOMÍNIO PRÓPRIO:
É a vitória sobre o desejo, a grandiosa qualidade que capacita a pessoa que tem Cristo no coração a viver e andar num mundo sujo sem macular suas vestes.
Todas essas nove virtudes, ou graças, tratam de relacionamento. Em seu contexto, elas são virtudes éticas, e não teológicas. Ao contrário das "obras da carne", que trazem caos e destroem a unidade, o "fruto do Espírito" cria unidade e constrói a comunidade. A presença do Espírito Santo na vida de uma pessoa é um fator integrador - em nível pessoal e interpessoal.
Quando o Espírito Santo transforma a vida de uma pessoa, ela manifesta todas essas virtudes - e também outras, já que essas nove parecem ser apenas representativas de um catálogo mais amplo de virtudes. Sem violar o texto de Paulo, nós poderíamos acrescentar qualidades como altruísmo, empatia, solidariedade, humildade, perdão e felicidade.

Ao permitir que o Espírito Santo controle a sua vida,
você estará se habilitando a produzir um lindo e delicioso fruto,
apreciado por Deus e as pessoas.
AMÉM!

by Marcos de Benedicto

Um comentário:

AA disse...

Lindo Cris,adoro quando você ministra estás palavras.É lindo o que acontece quando Deus transforma alguém, este ser passa a dar frutos, para a alegria do SENHOR.
bjSS...que você seja sempre esta arvore frutífera ,que dá alegria ao Pai!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...