20 de dez. de 2010

Manancial 02: Retrospectiva 2010

Sempre quando chega o final do ano, paramos pra reavaliar o que vivemos durante o ano, fazer uma restrospectiva do que foi bom, do que alcançamos e do que ainda há de vir. Na proximidade do natal recebemos inúmeros e-mails com mensagens de motivações que nos fazem refletir nossa postura, metas e objetivos para o ano vindouro. Acho isso muito bom, porque planejamos dentro de uma vida formada por dias e por um relógio que não pára pra dar tempo de realizarmos tudo aquilo que desejamos. Aí achamos o tempo curto pra tantos sonhos e tantos abraços que às vezes ficaram esquecidos no decorrer da nossa história.
Mas  não vemos que as vezes a falta de tempo para fazer o  que queríamos realizar e não conseguimos  esteja na nossa falta de planejamento.
Todos que me conhecem, sabe do meu grande amor à Deus e da minha devoção à ELE em tudo que faço. Buscando na sua palavra sobre planejamento de vida encontrei personagens que alcançaram uma vida plena, cheia de planejamento e realizações.Um deles é Noé que é chamado por Deus para construir a arca. O próprio Deus lhe entrega o planejamento de como deveria ser construído a arca e quais animais que iriam habitar nela (Gn. 6:11). José para salvar os egípcios da fome, planeja e cria celeiros, organizando estoques de alimentos ao redor das cidades.
O próprio Cristo, quando em Marcos 6:7 e Lucas 9:10, após enviar seus discípulos para a primeira experiência de evangelização, sem a presença do mestre, reagrupa seus discípulos para compartilharem suas experiências.
Independente da data do ano, do que planejamos e não realizamos neste ano, na reavaliação dos nossos objetivos o que é  mais valioso é o nosso coração.

“… mas ajun­tai para vós tesou­ros no céu, onde nem a traça nem a fer­ru­gem os con­su­mem, e onde os ladrões não minam nem rou­bam. Por­que onde esti­ver o teu tesouro aí estará tam­bém o teu cora­ção.” (Mateus 6: 20, 21)

 Que todo seu planejamento seja moldado no caráter de Cristo e Ele lhe proporcione ferramentas no realizar dos teus dias e pincele gotas de amor por onde quer que você passe.

E pra finalizar este lindo manancial quero compartilhar um lindo poema de Oswaldo Montenegro: "A Lista":

Faça uma lista de grandes amigos,
quem você mais via há dez anos atrás...
Quantos você ainda vê todo dia ?
Quantos você já não encontra mais?
Faça uma lista dos sonhos que tinha...
Quantos você desistiu de sonhar?
Quantos amores jurados pra sempre...
Quantos você conseguiu preservar?
Onde você ainda se reconhece,
na foto passada ou no espelho de agora?
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora...
Quantos mistérios que você sondava,
quantos você conseguiu entender?
Quantos defeitos sanados com o tempo,
era o melhor que havia em você?
Quantas mentiras você condenava,
quantas você teve que cometer ?
Quantas canções que você não cantava,
hoje assobia pra sobreviver ...
Quantos segredos que você guardava,
hoje são bobos ninguém quer saber ...
Quantas pessoas que você amava,
hoje acredita que amam você?



  Desejo um ano maravilhoso refleto de Deus
e grandes surpresas!     


2 comentários:

Sandra disse...

Hey, Cris!

Olhar para trás quando chega o fim do ano é mesmo inevitável, não? E é bom também, pra relembrarmos os tombos e as lições que aprendemos com ele. Claro, sem nos esquecer de que, em todo o tempo, a mão do Pai esteve conosco.
Lindo seu post!

Beijo grande!

Ps: Pôxa.. nada de livro ainda! =/

mila jolie disse...

sempre fazemos um balanço do que aocnteceu..o q planejamos..o q deu certo..oq num deu...
e o inicio de um novo ano..sempre nos traz esperança...
eu lhe desejo um fim de ano maravilhoso..!!!muito abençoado..
bjus!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...