8 de dez. de 2010

Amigo Secreto

Amigo secreto ou também Amigo oculto, é uma brincadeira tradicional das festas de fim de ano (Natal e Ano-Novo). É comum entre colegas de trabalho, de escolas, e de familiares.

Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. A troca de presentes tornou-se um costume natalino universal, a partir do século XV quando, na Inglaterra, ficou estabelecida a noite de 24 de dezembro para se dar e receber presentes. A prática do amigo secreto ou amigo oculto é cada vez mais difundida no Natal brasileiro - seja em família ou entre colegas de estudo ou de trabalho. A brincadeira se constitui na troca de presentes através de um sorteio, prévio e sigiloso entre os participantes que curtem a expectativa do presente e a descoberta e identificação do amigo secreto.

Várias são as versões sobre a origem dessa brincadeira, algumas inclusive datando da Grécia antiga.

Segundo fontes históricas, em algumas datas festivas, os gregos costumavam presentear pessoas influentes, escolhidas ao acaso, no que pode ser considerado um bisavô da brincadeira atual.

Outras correntes afirmam que o amigo secreto ganhou esse formato nas fábricas e sindicatos americanos várias décadas atrás, onde os funcionários eram obrigados a participar de confraternizações em que tinham que presentear colegas de trabalho. Para evitar problemas como funcionários menos populares que acabavam não recebendo presentes e operários que não gostavam dos patrões. A melhor forma de resolver foi criando um sistema em que tudo era definido através de sorteio.


Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como dizer "Amigo secreto" em outros idiomas. Em inglês se diz Secret Santa, em espanhol Amigo invisible (ou Amigo secreto como no português), e em alemão Wichteln
É de costumes entre familiares fazerem pequenas brincadeiras com as pessoas sorteadas, por exemplo usar um fato marcante da vida da pessoa, ou uma parte engraçada do seu perfil.

Este ano estou brincando em 3 amigos secretos. Da empresa, da natação e virtual literário.
É muito bom a troca de presentes e a interação entre os amigos.
Um beijo!



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...