14 de jul de 2010

Musculação

Quantas amigas você tem que fogem da musculação porque não querem ficar bombadas, com coxas enormes, braços gigantes e costas largas? A apresentadora Adriane Galisteu mesmo, na edição de dezembro de Corpo a Corpo, confessou que passa longe dos aparelhos: ‘‘Tenho pânico de ficar muito definida. Acho bacana vestir uma calça jeans que fique larguinha nas pernas, e não marcando tudo de tão justa’’, declarou. Uma das vantagens do treino com pesos é que, com as dicas de um bom profissional, você segue um programa sob medida, sem exageros. Quando você malha sem orientação adequada, aí sim, é possível ganhar muita massa muscular, a ponto de ficar inchada. ‘‘A teoria de que a musculação bomba o corpo é mito e não há razão em deixar de se exercitar por medo de perder as formas femininas’’, garante o professor de ginástica Victor Mendonça, da Fórmula Academia (SP).

Planeje sua aula
A sessão dura cerca de 25 minutos. Como as estações alternam os grupos musculares solicitados, Fernando Brandão sugere não fazer intervalo longo (45 segundos, no máximo) entre elas. Assim, o corpo trabalha quase sem parar e os músculos vão conseguindo uma hipertrofia leve e progressiva. Quem está começando a malhar agora, deve respeitar freqüência, repetições e carga propostas na fase 1 (explicada abaixo), e quem já pratica atividade física regularmente pode iniciar na fase 2. O momento de acrescentar carga é quando você sente que o exercício está leve e consegue terminar a série sem esforço – então pode aumentar 1 kg de cada vez, ok?

Beijinhos!

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